Segundo a revista norte-americana Business Week, o processo de inovação consiste em recriar modelos de negócio e construir mercados inteiramente novos que vão ao encontro de necessidades
humanas não atendidas, sobretudo para selecionar e executar as ideias certas, trazendo-as para o mercado em tempo recorde.
Nos anos 90 a disseminação do Total Quality Management – uma filosofia de gestão criada por deming (1986) que visa o aprimoramento contínuo da qualidade de produtos e processos – fez nascer um novo caminho para a inovação: para inovar era preciso não apenas buscar novas soluções tecnológicas, mas também explorar novos mercados. Assim, além de criar novas formas de contato com o cliente, abriam-se também novos caminhos para satisfazer as necessidades destes.
Nos anos 90 a disseminação do Total Quality Management – uma filosofia de gestão criada por deming (1986) que visa o aprimoramento contínuo da qualidade de produtos e processos – fez nascer um novo caminho para a inovação: para inovar era preciso não apenas buscar novas soluções tecnológicas, mas também explorar novos mercados. Assim, além de criar novas formas de contato com o cliente, abriam-se também novos caminhos para satisfazer as necessidades destes.
Inovar no meio empresarial significa buscar novas soluções tecnológicas. As empresas começam a perceber que não basta oferecer apenas alta tecnologia ou excelência em desempenho como vantagem mercadológica. No cenário global, com o mercado cada vez mais competitivo inovar é uma tarefa árdua e muitas vezes frustrante. A dificuldade de obter diferenciação de mercado sobre a concorrência está cada vez maior.
E é a partir desse contexto, na busca por novos caminhos para inovar que surgi o "design thinking", uma abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios.
Fonte: http://livrodesignthinking.com.br
Fonte: http://livrodesignthinking.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário