terça-feira, 4 de junho de 2013

Case: As Havaianas e o Design Thinking

    A marca Havaianas traz consigo o significado de ser brasileiro – espírito livre, com entusiasmo pela vida e um instinto para combinações improváveis. A marca, que começou com sandálias baratas para trabalhadores rurais em 1907, hoje oferece diversas linhas de produto no mundo todo e vende mais de 160 milhões de pares por ano. Nas ruas do mundo todo é possível encontrar, de celebridades como Gisele Bundchen e Beyonce Knowles a cidadãos comuns, todos usando a sandália.
    Com 60 anos de crescimento continuo, a marca procurou a IDEO para ajudar na sua extensão para uma nova categoria de produtos: uma linha de bolsas que compartilhasse o simples prazer e ousadia das suas sandálias.
    Para imaginar como esses acessórios seriam, a IDEO buscou, primeiro, capturar a essência da marca ao entender sua conexão tão forte com a identidade brasileira. A equipe entrevistou pessoas de diversas origens demográficas e socioeconômicas e descobriu que todos tinham um espírito vibrante e apreciação pela simplicidade, autenticidade, diversão, alegria e conforto físico. Além do Brasil, estudos foram feitos com usuários de Havaianas na Austrália, Índia, Londres e Paris.
    Também foi feita uma série de ´handstorms´ – sessões de brainstorm que, ao invés de ideias apenas, geraram centenas de protótipos de bolsas. Cada modelo foi avaliado em relação à visão da marca Havaianas e, trabalhando com costureiras, a equipe tentou vários formatos e materiais. No fim, desenvolveram uma linguagem consistente de design que passava o visual e o sentimento das sandálias, com semelhanças de textura e aparência. O estilo das bolas é descomplicado, individualista e desencanado – mantendo a herança brasileira da marca. As cores, baseadas em uma paleta montada a partir de fotografias tiradas ao redor do Brasil, capturam a diversão e a vibração do país. O produto lançado primeiro no Brasil, no São Paulo Fashion Week de 2008, e mundo afora em 2009.

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