Com o conceito
emprestado do processo de design de produtos, sabemos que design thinking
trabalha com a abordagem para resolução de problemas complexos, centrada no ser
humano, baseada em empatia, colaboração e experimentação.
Para
uma determinada empresa criar uma cultura de inovação, é preciso gerar o maior
número de ideias possível e, usando um sistema
de criação rápida de protótipos, implementar todas as que forem viáveis. Esta
área tem se expandido, evoluído e auxiliado a como pensar melhor um projeto,
como obter contribuições concretas a partir de situações reais, fazendo
experiências de forma mais inteligente, significativa e gratificante na tomada
de decisão e no planejamento estratégico.
A
inovação é um continuum com espaços que se sobrepõem e projetos podem percorrer
esses espaços tantas vezes quantas forem necessárias. O caminho é a sequência
que inicia com a inspiração: o problema ou a oportunidade que motiva a busca
por soluções; segue pela:
· Implantação à o caminho percorrido desde a idéia inicial até a colocação do produto no mercado.
A inovação exige que as empresas adotem
a experiência real de seus clientes e as mesmas devem estimular o pensamento
divergente entre os seus colaboradores. É preciso haver uma disposição de
se relacionar com os problemas e identificar uma grande variedade de soluções
com base nas necessidades do consumidor.
Um dos maiores desafios das pessoas na definição de uma cultura de
inovação é reconhecer o fracasso que está sendo associado à punição. Porém,
para o design thinking “fracasso” é reconhecer que uma ideia não deu certo,
aprender rapidamente com as falhas e seguir em frente para desenvolver o quanto
antes novas ideias, colocá-las em prática por protótipos ágeis e testá-las
novamente até acertar.
O grande desafio dos gestores é reconhecer quando um fracasso pode ser
um ponto de sucesso. Na elaboração de modelos de negócio, o design thinking é
uma técnica que integra três restrições inerentes aos processos criativos
buscando uma solução equilibrada entre essas três partes:
· Praticabilidade – o que é funcionalmente possível em um futuro próximo.
· Viabilidade – o que
provavelmente se tornará parte de um modelo de negócio sustentável.
· Desejabilidade – o que faz sentido
para as pessoas.
O
design thinking agrega métodos e técnicas que permitem criar novos
conhecimentos dentro da organização além de auxiliar as empresas a
identificarem novas oportunidades para inovar em seus negócios através da
compreensão dos desejos das pessoas, gerando valor.
Fonte: http://bmgenbrasil.com
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