terça-feira, 4 de junho de 2013

Design Thinking- Inspiração para inovar!

          Com o conceito emprestado do processo de design de produtos, sabemos que design thinking trabalha com a abordagem para resolução de problemas complexos, centrada no ser humano, baseada em empatia, colaboração e experimentação.

Para uma determinada empresa criar uma cultura de inovação, é preciso gerar o maior número de ideias possível e, usando um sistema de criação rápida de protótipos, implementar todas as que forem viáveis. Esta área tem se expandido, evoluído e auxiliado a como pensar melhor um projeto, como obter contribuições concretas a partir de situações reais, fazendo experiências de forma mais inteligente, significativa e gratificante na tomada de decisão e no planejamento estratégico. 

A inovação é um continuum com espaços que se sobrepõem e projetos podem percorrer esses espaços tantas vezes quantas forem necessárias. O caminho é a sequência que inicia com a inspiração: o problema ou a oportunidade que motiva a busca por soluções; segue pela:



· Idealização à processo de gerar, desenvolver e testar ideias;e finaliza com a:


·   Implantação à o caminho percorrido desde a idéia inicial até a colocação do produto no mercado.

A inovação exige que as empresas  adotem a experiência real de seus clientes e as mesmas devem estimular o pensamento divergente entre os seus colaboradores. É preciso haver uma disposição de se relacionar com os problemas e identificar uma grande variedade de soluções com base nas necessidades do consumidor.

       Um dos maiores desafios das pessoas na definição de uma cultura de inovação é reconhecer o fracasso que está sendo associado à punição. Porém, para o design thinking “fracasso” é reconhecer que uma ideia não deu certo, aprender rapidamente com as falhas e seguir em frente para desenvolver o quanto antes novas ideias, colocá-las em prática por protótipos ágeis e testá-las novamente até acertar.

        O grande desafio dos gestores é reconhecer quando um fracasso pode ser um ponto de sucesso. Na elaboração de modelos de negócio, o design thinking é uma técnica que integra três restrições inerentes aos processos criativos buscando uma solução equilibrada entre essas três partes:




· Praticabilidade – o que é funcionalmente possível em um futuro próximo.

·         Viabilidade – o que provavelmente se tornará parte de um modelo de                          negócio sustentável.
  
·    Desejabilidade – o que faz sentido para as pessoas.


O design thinking agrega métodos e técnicas que permitem criar novos conhecimentos dentro da organização além de auxiliar as empresas a identificarem novas oportunidades para inovar em seus negócios através da compreensão dos desejos das pessoas, gerando valor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário