terça-feira, 4 de junho de 2013

Perfil de um “Design Thinker “

   

Não é preciso ser designer para usar o conceito de design thinking. Mas certamente um profissional bem informado e atualizado sobre as questões do design no mundo pode contribuir muito com a empresa. Um designer sozinho não faz inovação; mas não se faz inovação sem designers. É uma questão de contar com competências multidisciplinares na equipe e, certamente é importante a presença de um designer para orientar a materialização da ideia criada e desenvolver o projeto final.

    Uma das carcaterísticas mais importantes para o design thinker é a disposição, e até a aceitação empolgada de que as restrições são partes fundamentais do design. As restrições são visualizadas sob três pontos de vista diferentes, para gerar novas ideias: a praticabilidade (o funcionalmente possível); a viabilidade (o que pode se tornar um modelo de negócios sustentável) e a desejabilidade (o que faz sentido para as pessoas).
    Outra carcaterística é a mente flexível, isenta (na medida do possível) de preconceitos e certezas absolutas. Cultura geral contribui muito como combustível e a curiosidade é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário